ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Flórida decreta situação de emergência na Saúde Pública por conta do Coronavírus

Sexta-feira, 20 de março de 2020

Visualizada 78 vezes


A Prefeitura Municipal de Flórida, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Saúde, realizou hoje (20/03), na Casa da Cultura, uma reunião para tomar medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus).

A reunião contou com a participação da prefeita Márcia Dall′Ago, do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Sesnik, dos vereadores, secretários, servidores públicos e empresários da indústria e do comércio, que aprovaram o decreto municipal.

De acordo com o Art. 1º do decreto nº 3340, de 20 de março de 2020, fica declarado Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Flórida, provocada pelo agente Novo Coronavírus.

Segue abaixo informações de alguns artigos e parágrafos do decreto:

Em decorrência da situação enfrentada, ficam proibidos eventos, reuniões e concentração de pessoas de qualquer caráter ou gênero dentro do território do Município de Flórida, sem prejuízo das demais restrições contidas neste Decreto, superiores a:
a) 30 (trinta) pessoas em espaços abertos; e
b) 10 (dez) pessoas em espaços fechados.

Ficam também suspensas todas as atividades públicas, no âmbito municipal, relacionadas aos atendimentos a idosos que impliquem aglomeração de pessoas (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, grupos, entre outros) e ainda outros programas específicos, como atividades esportivas, aulas de dança, cursos entre outros.

As Unidades de Saúde estarão abertas, porém funcionando da seguinte maneira:
a) A unidade de saúde NIS Santa Alice, serão atendidas as situações de urgência e emergência;
b) Já a USF – Unidade Saúde da Família, funcionará o serviço de farmácia, vacinas e vigilância em saúde (epidemiologia). As consultas médicas serão realizadas apenas aos casos considerados necessários após avaliação e triagem seguindo o fluxo de manejo clínico do COVID-19.
Telefones importantes
USF – (44) 3136-0260 ou (44) 3257-1462;
NIS - Santa Alice (44) 3136-0251 ou (44) 3257-1234

Ficam suspensas as aulas e demais atividades escolares em todas as instituições de ensino municipais a partir de 20 de março de 2020, por tempo indeterminado, mediante reposição a tempo e modo próprio, seguindo determinação do Decreto nº 4.230/2020, do Governo do Estado do Paraná.

Fica determinado as demais repartições públicas (Paço Municipal, Posto do Detran, Nota Produtor, Casa da Cultura e CRAS) o atendimento ao público apenas de caráter restrito de urgência e emergência mediante agendamento telefônico através do telefone (44) 3257-1212, das 07h30 às 11h30.

No período vespertino fica os serviços públicos restrito ao serviço interno aos servidores públicos municipais.

Que a toda a população permaneça em suas casas, evitando circulação e aglomeração de pessoas, cuidando de suas crianças, idosos e aqueles com maior risco de adoecimento;

Aos comércios fixos, bares, lanchonetes, restaurantes, conveniências, sorveterias e similares, restrinjam o atendimento em seus estabelecimentos, recomendando que priorizem o atendimento via telefone através do pedido e entrega por delivery (em casa).

Segue em anexo cópia na íntegra do decreto com todos os artigos e parágrafos.

 Outras Notícias